Óculos de sol e saúde dos olhos

Além de estilosos, os óculos de sol ajudam a proteger os olhos contra várias ações do tempo, como os raios ultravioletas do sol, vento, poeira entre outros. Em se tratando dos raios solares, existem algumas lentes que são mais adequadas, tanto para proteger, quanto para não causar distorção na visão.

No mercado é possível encontrar diversos modelos diferentes e que obedecem certas especificações que são essenciais para garantir a segurança e saúde dos olhos. Sendo assim, é preciso tomar cuidado na hora de escolher óculos de sol, assim você evita comprar um produto que comprometa a sua visão.

Óculos de sol para esportistas

Para quem pratica atividade física ao livre, também precisa tomar os mesmos cuidados, já que a maior parte do tempo você expõe seus olhos a claridade do sol. Segundo membros do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, quem possui familiares ou antecedentes que já tiveram algum tipo de degeneração macular ou perda de visão, tem maior probabilidade de vir a ter algumas dessas doenças também, por isso o uso dos óculos de escuros é necessário.

Consequências para a visão

Em lojas que não sejam especializadas também é possível encontrar armações com materiais de baixa qualidade, que causam irritação na pele, além das lentes escuras irregulares. Segundo alguns especialistas, o uso de óculos escuros com essas lentes que podem causar dano a saúde dos olhos, sem a proteção UV, comprometem a visão pelo seguinte:

  • Os raios solares podem afetar a córnea e o cristalino, aumentando em até 60% as chances de a pessoa vir a desenvolver catarata.
  • Os raios solares podem causar pterígio na superfície ocular, que é uma doença que aumenta a parte branca dos olhos, então há um espessamento da conjuntiva, e isso atrapalha a visão.
  • Os índices altos dos raios UV podem chegar a atingir a parte interna dos olhos, se não houver proteção adequada, e isso causa degeneração da retina. As pessoas que possuem olhos claros podem sofrer mais com esse tipo de problema.
  • a radiação também pode afetar o canal lacrimal dos olhos. Que tem a função de proteger a córnea. A síndrome do olho seco provoca principalmente visão embaçada e vermelhidão, já que as lágrimas são essenciais para proteger os olhos contra agressões do meio ambiente.
  • Com relação a lentes irregulares, a distorção na visão que elas podem causar, provoca cansaço nas vistas, dores de cabeça e até deformidade na superfície da córnea, com isso você tem uma visão desfocada, tanto para perto quanto para longe.

Como escolher o modelo adequado?

                Compre óculos de sol sempre em lojas de sua confiança, a primeira é garantir a saúde dos olhos com produtos de qualidade e que sejam seguros. Mas também existem alguns outros pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher seus óculos de sol.

É essencial que a lente tenha filtro UV, e proteção total contra os raios solares e alta luminosidade, isso atrapalha muito a visão. Certifique-se também que as lentes não distorcem a imagem. Com relação as cores das lentes, cada uma serve para um horário diferente e para determinados tipos de atividades.

  • Lentes cinza: não distorce as cores e reduz o brilho, pode ser usado em qualquer momento.
  • Marrom: aumenta a visão de contraste, e bloqueia a luz azul que pode causar a formação da catarata. Pode ser usado para atividades externas e prolongadas por mais tempo, como motoristas, por exemplo.
  • Verde: também filtra a luz azul, oferecendo uma melhor visão de contraste. Pode ser indicada para usuários acima dos 60 anos de idade.
  • Púrpura: indicada para caçar ou esquiar, essa cor de lente aumenta a visão de contraste em ambientes que tem fundo verde ou azul.
  • Amarela: bloqueia por completo a luz azul, e reduz todo o ofuscamento do entardecer.

Todos os óculos na Cuco Blue possuem proteção UVA, UVB e UV400, para proteger completamente seus olhos dos raios UV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *